Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compartilhe

Tudo sobre Carência de Plano de Saúde

O que é Carência?

Carência é o prazo que todas as empresas colocam para os usuários começarem a utilizar os serviços do plano de saúde: consultas, exames, internações e cirurgias.

Esses prazos não são determinados pelas empresas, mas sim pela ANS (Agência Nacional de Saúde) que ´é quem estipula o prazo máximo que cada empresa pode colocar. E estes prazos são:

  • 24 horas – urgência e emergência;
  • 180 dias – consultas, cirurgias e internações;
  • 300 dias – parto.

Nenhuma empresa pode cobrar uma carência maior do que as estipuladas pela ANS, mas cada uma delas pode optar por um prazo menor, se assim desejar.

É importante salientar que, em caso de contratação de plano de saúde durante a gravidez, a contratante não terá direito à cobertura do parto. A não ser que seja um parto de urgência/emergência, que nesse caso cai na carência de 24 horas.

Carência Zero

Dentro da carência zero existem algumas circunstâncias para os usuários como:

  • planos empresariais com mais de 30 pessoas;
  • incluso em plano por ter casado ou por nascimento;
  • Trocas de plano dentro da mesma operadora.

OBS: não é permitido por uma empresa fazer uma recontagem de carência, se o usuário troca de plano dentro da mesma empresa.

Doenças Preexistentes e a CPT

As doenças preexistentes são as que você tem o conhecimento da existência durante o ato da contratação do plano de saúde. Para estas doenças você tem a CPT (Cobertura Parcial Temporária) que tem como característica a restrição de procedimentos de alta complexidade por 2 anos.

Essa restrição está concentrada em apenas alguns procedimentos complexos como: cirurgia, exames de alta complexidade (definidos pela ANS) e internação em UTI.

Troca de plano e redução de carência

Existem casos de pessoas que querem trocar de plano, porém ficam com medo da carência que podem encontrar.

Nas trocas de plano, existe a possibilidade de redução de carência, que é também chamada de compra de carência.

Essa compra de carência não é paga, mas funciona da seguinte forma: se você tem um plano anterior e alguma outra empresa lhe oferece a mudança para ela, com uma redução de carência. Geralmente nessa redução você não tem carência pra consultas, exames, internações e cirurgias. Mas, em raríssimos casos você não precisa cumprir carências de doença preexistente , caso você tenha alguma.

Entenda mais um pouco sobre as carências de plano de saúde assistindo o vídeo abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados

tira-duvidas-entenda-de-vez-os-sintomas-e-tratamentos-da-dengue-grave

Sintomas de Dengue

Introdução Primeiramente, antes de falar dos sintomas de dengue, sabemos que a dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, amplamente encontrada em

Read More »
notredameintermedica

NotreDame Intermédica

Nesse artigo, voçê encontrará tudo sobre o plano de saúde NotreDame Intermédica e suas modalidades de contratação, tipos de planos, regras de comercialização, prazos de

Read More »