O MEI e os Planos de Saúde
MEI é a sigla para microempreendedor individual, que é uma modalidade criada para tirar trabalhadores autônomos da informalidade.
Existe uma série de vantagens pra quem tem seu CNPJ de MEI. Além da aquisição de um plano de saúde mais barato, o MEI pode fazer financiamento em bancos, emitir nota fiscal, pagar um valor valor mais barato pela aposentadoria do que como autônomo, dentre outras vantagens.
Vantagens de fazer um Plano de Saúde como MEI
Existem 3 formas de se contratar um plano de saúde. Veja a seguir quais são elas:
- CPF (pessoa física): o problema desse tipo de contratação é que quase não tem planos disponíveis no mercado, pra quem é pessoa física. E quando tem, normalmente, os preços estão lá em cima!
- Plano Coletivo Por Adesão: esse tipo de plano é feito de acordo com a sua profissão, ou de acordo com a sua formação. Se você tem um curso superior, tem várias opções de planos, porém se você não tem o custo acaba sendo mais alto.
- CNPJ (pessoa jurídica): se você tem uma empresa, existe uma lista bem grande de planos que você pode escolher. E o melhor é que o custo pra empresas chega a ser 40% mais barato, do que os planos para pessoa física ou por adesão.
Portanto se você é MEI, você tem uma pequena presa e por meio desse CNPJ você conseguirá contratar um plano empresarial, que saia mais em conta para o seu bolso.
Às vezes, quando pensamos em um plano de saúde empresarial, pensamos em um monte de pessoas usufruindo disso. Porém não tem necessidade de tantas pessoas em um plano desses, pois várias empresas já conseguem fazer planos para MEI incluindo apenas duas pessoas.
Regras de contratação para MEI
Existe uma regrinha importante que você tem que cumprir, para contratar um plano como MEI. Você precisa ter o seu MEI aberto há pelo menos 6 meses.
Uma outra regra que vale a pena citar é que você precisa manter seu MEI aberto, enquanto estiver utilizando o plano de saúde. Não dá pra abrir um MEI, só para fazer o plano e depois simplesmente encerrá-lo. Caso você faça isso, ficará irregular no convênio e isso pode vir a lhe causar problemas depois.
Nesta modalidade também é preciso que o proprietário do CNPJ ingresse primeiro no plano, e então depois você poderá inserir as demais pessoas.
Alguns planos permitem que você insira familiares em seu plano empresarial, porém como cada caso é um caso, o ideal é ser orientado(a) por um consultor.
Caso você ainda não tenha um consultor de sua confiança, você poderá entrar em contato com um dos nosso, clicando no link abaixo: