O que é coparticipação?
Coparticipação é uma modalidade de contratação dos planos de saúde. É uma opção que os planos tem, para que você pague uma mensalidade mais barata. Porém, você pagará uma pequena taxa para cada vez que utilizar uma consulta, exame ou algum tipo de procedimento.
O plano com coparticipação pode ficar em até 50% mais barato, do que o plano sem coparticipação em algumas operadoras. Esses valores são tabelados e variam de plano pra plano.
Os valores vão de 10 reais (para consultas e exames simples) e podem chegar até 500 reais (pra uma internação). E ainda existem algumas operadoras que cobram um percentual do valor.
O plano com coparticipação pode ser muito vantajoso em alguns casos. Para saber melhor a respeito do seu caso, o recomendado é falar com um consultor ou corretora de planos de saúde.
Quanto custa um plano com coparticipação?
Essa é uma pergunta feita com bastante frequência, mas é um pouco complicada de responder por meio deste artigo. É difícil ter uma resposta exata a respeito disso, pois existem muitas variáveis, como por exemplo: região de atendimento, escolha entre enfermaria ou apartamento, reembolso, preferência por operadora, etc.
O preço também muda, dependendo da forma de contratação, ou seja, pra pessoa física é um preço diferente de quem é pessoa jurídica. No caso de pessoa jurídica, o preço também varia de acordo com a região do CNPJ.
Sobre carências dessa modalidade de plano
Os planos de saúde com coparticipação funcionam exatamente, como os planos se comparticipação. A única diferença vai estar no valor da mensalidade menor e as taxas pagas por utilização.
Quanto às carências, quem determina quais são as carências máximas é a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Mas cada operadora tem uma flexibilidade, para trabalhar com as carências, e às vezes, existem algumas promoções com redução de carências para quem não tem ( ou até pra quem já tem um plano de saúde).
Caso você tenha um plano com coparticipação e queira migra pra um plano sem coparticipação, isso tanto pode ser possível quanto não pode. Porque você não pode, simplesmente, migrar para um plano sem coparticipação. Na verdade você terá que cancelar o primeiro contrato e fazer um novo. Porém, como será um novo contrato, você provavelmente terá que cumprir novas carências.
Existem duas maneiras de você ir para um plano novo, sem cumprir carências:
- Portabilidade;
- Compra de Carência.
Uma dúvida bastante frequente entre clientes é sobre o valor pago de coparticipação, em casos de internação ou cirurgia. E isso vai depender única e exclusivamente do plano que é contratado, pois alguns planos cobram por coparticipação e outros não cobram.
Os planos que cobram coparticipação por internação, geralmente cobram uma taxa única por evento (internou, paga uma taxa).
Pra sabermos de fato qual seria o melhor plano com coparticipação, para o nosso caso, é algo bem particular. Por isso a ajuda de um consultor ou corretora de planos de saúde é tão importante.
Se você ainda não possui um consultor de sua confiança, para atender seu caso em particular, você pode entrar em contato um de nossos consultores, clicando aqui, ou através do link no banner abaixo.